Foi-se o tempo em que um aparelho de ar condicionado era artigo de luxo. Cada vez mais presente nos lares e escritórios, o condicionador de ar se tornou um aliado na luta contra as altas temperaturas da cidade. O conforto térmico, porém, está ligado a cuidados que devem ser tomados para evitar problemas de saúde ligados ao sistema respiratório.
Ar condicionado: Falta de manutenção pode causar problemas de saúde
A limpeza do filtro pode ser feito pelo próprio proprietário do aparelho. Abra a tampa e retire as telas do filtro, que devem ser lavadas apenas com água. Se estiver muito sujo, use água quente.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - Regional Bahia (ASBAI-BA) Maria Cecília Freitas de Almeida, sinusite, rinite, amidalite, faringite, bronquite e até otite e anemia estão na lista de quadros que podem ser provocados ou agravados em função da poluição provocada pela sujeita no ar condicionado. “Normalmente a pessoa que está exposta por muito tempo ao aparelho sem a devida manutenção pode apresentar inicialmente coriza e espirros, mas o quadro pode evoluir para cenários mais graves, principalmente se ela tiver tendência a alergias respiratórias”, diz.
"A pessoa que está exposta por muito tempo ao aparelho sem a devida manutenção pode apresentar inicialmente coriza e espirros, mas o quadro pode evoluir para cenários mais graves" - Maria Freitas, Alergologista.
Limpeza
De acordo com o Técnico Sênior da Messias Refrigeração, empresa especializada em manutenção de aparelhos de ar condicionados, Silvio de Messias, explica que além dos prejuízos à saúde, a falta de cuidados pode encurtar a vida útil do equipamento. “O principal problema é que o uso constante do equipamento acaba causando um acúmulo grande de sujeira na unidade interna, isso pode acabar obstruindo a passagem de ar e danificar componentes do aparelho”.
Especialistas apontam que a manutenção preventiva (limpeza dos filtros do aparelho) deve ser realizada mensalmente, e pode ser feita pelo proprietário, em casa. “Basta abrir o painel dianteiro, retirar as telas do filtro e lavar com água, mas evite usar produtos de limpeza doméstica. O evaporador pode ser limpo com uma vassourinha”, ensina.
Limpeza Técnica
A limpeza interna do equipamento, por sua vez, deve ser feita por profissionais qualificados, pois exige maiores cuidados. “Nesse caso desmontamos a unidade interna e lavamos toda a estrutura para eliminar ácaros, fungos e bactérias, e utilizamos um produto higienizador para garantir a qualidade do serviço”. A falta de manutenção, segundo Silvio, pode levar à perda dos direitos de *garantia do aparelho, conforme descrito nos manuais dos equipamentos.
Fonte: Técnico Sênior: Silvio de Messias – Assistência Autorizada