Saúde

PREVINA-SE DE UM POSSÍVEL FOCO DO MOSQUITO

Mosquitos detestam ambientes frios, que são proporcionados pelo ar-condicionado ligado. Além disso um ambiente climatizado você não precisa abrir a janela para se refrescar, o que acaba inibindo a entrada do Aedes aegypti, inseto transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Ponto para o seu ar-condicionado! Em suma, a quantidade de mosquitos pode reduzir drasticamente com o uso do ar-condicionado, devido a baixa temperatura gerada no ambiente fechado.

Mesmo assim o cuidado deve ser redobrado fora e dentro de casa já que o mosquito já é considerado doméstico pela quantidade de focos encontrados nas residências.

A falta de cuidados com o seu ar-condicionado pode gerar um local ideal para um foco do mosquito, mas isso não é motivo para pânico. Com os cuidados necessários você evita água parada nesse equipamento e fora dela e deixa sua família livre do Aedes aegypti.

Confira nossas dicas:

Como evitar água parada vinda do ar-condicionado

  • Fique ligado no local onde a água que sai do dreno contínuo é depositada. Evite que haja água parada neste local, seja em recipientes, seja no chão;
  • O reservatório interno do seu ar-condicionado deve estar bem instalado para evitar vazamentos. Por isso instale sempre com um técnico de confiança e, caso haja dúvidas da qualidade da instalação, consulte outro profissional para fazer uma manutenção preventiva;
  • No ar-condicionado portátil é aconselhável esvaziar a água acumulada pelo dreno manual que fica na parte de baixo do equipamento;
    ● Sempre que possível retire a água parada do protetor da parte externa do seu ar-condicionado e limpe-o. Se você mora em apartamento vale conferir com a administração se esse cuidado está sendo providenciado;
  • Além de tirar a água parada de qualquer local lembre-se de limpar bem os recipientes. Do contrário o ovo pode sobreviver por muito tempo em local seco até que ele se depare novamente com a água.

O ar-condicionado mata o mosquito Aedes aegypti?

Muitas pessoas acreditam que o mosquito Aedes aegypti não resiste às baixas temperaturas do ar-condicionado, tornando este equipamento um forte repelente contra o inseto. Porém, essa informação não é verdadeira, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já tratamos aqui desse assunto e abrangemos mais a esse respeito de como utilizar o ar condicionado de forma correta como repelente de mosquitos.

A baixa temperatura do ar-condicionado pode “confundir” o mosquito, fazendo com que ele não encontre sua vítima, mas não é capaz de matá-lo. Portanto, todo cuidado é pouco para manter sua casa longe dos temidos mosquitos.

Fonte: Técnico Sênior: Silvio de Messias - Assistência Autorizada.